Programa de Reabilitação Cardíaca.
No programa de reabilitação cardíaca que aplico em meus pacientes, faço uso tanto dos exercícios aeróbios quanto dos de resistência, isso porque ambos têm benefícios quando falamos de coração.
Baseado em estudos veja a principal diferença entre eles.
Os exercícios aeróbicos são os mais estudados e com maiores evidências de benefícios na redução pressórica em hipertensos, algo corroborado na meta-análise de Cornelissen et al., que mostrou redução média da PAS de 8,3 mmHg e da diastólica de 5,2 mmHg, decorrente dos exercícios aeróbicos.
Os exercícios de resistência, mais conhecidos como Musculação que também exercem efeito anti-hipertensivo, agem na preservação ou no aumento de massa muscular, força e potência, fatores que diminuem a intensidade relativa para realização de tarefas do cotidiano, com consequente amortecimento da resposta pressórica, além de possivelmente promoverem uma melhora da sensibilidade barorreflexa.
Lembrando que faço uso de combinações após avaliação e entendimento das necessidades de cada pessoa, relacionando com qual patologia ou procedimento realizado.
Quer mais informações sobre o Programa de Reabilitação Cardíaca? Nos envie uma mensagem!
